• De acordo com o IV Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas da População Geral 2016/2017, a prevalência do consumo de tabaco aumenta ao longo da vida, sobretudo devido “ao aumento do consumo entre as mulheres”. Neste contexto, o Dr. Alfredo Martins, coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias (NEResp) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), alerta para a importância de criar mensagens dirigidas especificamente ao público feminino.

  • Portugal integra, de acordo com o último relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o grupo dos países com menor mortalidade por asma e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Os dados são revelados no Relatório do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias (PNDR), apresentado na última terça-feira, 19 de setembro, em Faro, que aponta para uma descida assinalável na mortalidade pelas duas patologias.

  • No dia 17 de novembro, Coimbra volta a receber o Fórum de Imunoalergologia do Centro. Em entrevista ao My Pneumologia, a Prof. Doutora Ana Todo Bom, presidente desta edição, faz uma antevisão do encontro, cujo principal objetivo passa por atualizar todas as áreas do campo da Imunoalergologia, de forma a responder às necessidades dos profissionais de Saúde e dos doentes.

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDRoche