Entrevistas

A SPIRO, uma aplicação móvel que pretende ajudar quem sofre com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), está nos cinco finalistas do concurso Life Enablers. Partindo de um projeto académico, a ideia está ainda em fase de protótipo, mas espera um grande crescimento até mesmo para outras patologias, fora da especialidade de Pneumologia. Em entrevista ao My Pneumologia, um dos autores, o fisioterapeuta Dr. João Valeriano, explica o processo que esteve por detrás da criação da SPIRO, fazendo uma previsão daquilo que se pode esperar no futuro.   

 

 

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou a entrada no mercado de um novo inibidor ALK de segunda geração, o brigatinib, estando em processo de aprovação pela FDA o lorlatinib, de terceira geração, ambos para o cancro do pulmão de não pequenas células ALK+. No seguimento desta notícia, o My Oncologia entrevistou o Dr. Fernando Barata, pneumologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que comentou sobre as terapêuticas-alvo para doentes com cancro do pulmão ALK+.

Um estudo desenvolvido pela Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), e recentemente publicado na revista International Journal of Integrated Care, vem chamar a atenção para a necessidade de os centros de saúde disporem de cuidados integrados e mais centrados nas pessoas com asma para que estas consigam controlar melhor as crises agudas desta doença crónica e minimizar o impacto negativo da patologia nas suas vidas. O My Pneumologia entrevistou a primeira autora da investigação, Dr.ª Liliana Abreu, que refere que com este tipo de cuidados"espera-se mais qualidade dos serviços, mais eficiência e redução de custos, centrando os serviços mais naquilo que as pessoas ainda podem fazer e menos nas suas incapacidades".

Pág. 1 de 31

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda