Entrevistas

Os dados divulgados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) em setembro revelaram que o número de pessoas a recorrer aos Cuidados de Saúde Primários para deixar de fumar tem vindo a aumentar nos últimos anos. A subida verificou-se tanto no número global de primeiras consultas como nas consultas subsequentes de cessação tabágica. No âmbito do Dia Mundial do Não Fumador, o Dr. José Pedro Boléo-Tomé explica os objetivos e principais benefícios destas consultas que acompanham os doentes durante o processo de abandono dos hábitos tabágicos.

Com o objetivo de “promover um plano de ações em empresas, para criar locais de trabalho livres de tabaco, não numa perspetiva de mera proibição, mas resultante de adoção de hábitos de vida saudáveis”, a Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão desenvolve desde 2014, o projeto “Empresa azul – sem tabaco”. Ao fim de três anos a Dr.ª Isabel Magalhães, atual presidente da Associação, garante que o balanço é “positivo”, mas deixa um aviso: “o êxito do programa em cada empresa passa muito pelo envolvimento que os decisores/chefias assumem”.

De acordo com o Relatório Portugal - Prevenção e Controlo do Tabagismo em Números existem em Portugal cerca de 1,78 milhões fumadores, sendo que deste grupo 600.000 são mulheres. Dados recentes mostram que, embora o consumo de tabaco esteja a diminuir em Portugal, a prevalência de mulher fumadoras tem vindo a aumentar nos últimos 10 anos. A propósito do Dia Mundial do Não Fumador, o My Pneumologia entrevistou a Dr.ª Luísa Guedes Vaz sobre as consequências que o tabaco pode trazer para a Saúde da Mulher e das crianças.

Pág. 1 de 22

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDRoche