sexta, 02 março 2018 13:18

Deverá a morte a pedido e com intervenção médica ser englobada no ato médico?

“Deverá a morte a pedido e com intervenção médica ser englobada no ato médico? Quem, como e quando?” foi o tema da sessão oficial de abertura do XXV Congresso de Pneumologia do Norte. A eutanásia tem sido um tema bastante controverso a nível médico-científico e social, pelo que sobressai a pertinência da sua discussão e reflexão.  

Moderada pela jornalista Ana Guedes, coordenadora de Informação do Porto Canal, a discussão deste tema contou com as preleções do Prof. Doutor Constantino Sakellarides, consultor do Ministério da Saúde, e da Dr.ª Edna Gonçalves, coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Paliativos.

O Prof. Doutor Constantino Sakellarides defende que as pessoas devem poder exprimir a sua vontade, nomeadamente no momento da morte, segundo determinadas regras, aguardando que o debate sobre este assunto se continue a estender. Assista ao vídeo da entrevista.

 

 

Já a Dr.ª Edna Gonçalves defende que “não estamos em momento de legislar” sobre a eutanásia”, pois até mesmo “profissionais de saúde com anos de experiência precisam ainda de acertar conceitos” sobre esta temática, sendo necessário continuar o debate. Assista ao vídeo da entrevista.

 

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda