sexta, 06 julho 2018 10:30

II Fórum Luísa Soares Branco homenageia primeira presidente da Respira

O II Fórum Luísa Soares Branco decorreu no último dia 29 de junho, entre as 14h00 e as 18h00, sob o tema "Reabilitação Respiratória". A iniciativa, com lugar no Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX), resultou de uma colaboração entre a Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Crónicas (RESPIRA) e o serviço de Pneumologia do HVFX. Em entrevista ao My Pneuomologia, a Dr.ª Paula Rosa, membro do Conselho Técnico-Cientifico da Associação RESPIRA, fez um balanço geral do encontro, onde foi homenageada a primeira presidente do grupo do qual a médica pneumologista faz agora parte.

 

Foto Dra. Paula Rosa

My Pneumologia (MP) | Que motivações estiveram por detrás da organização do II Fórum Luísa Soares Branco?

Dr.ª Paula Rosa (PR) | Em primeiro disponibilizar um espaço e um tempo para os doentes falarem sobre a sua doença. Em segundo lugar, a homenagem à primeira presidente da Respira, cuja dedicação à associação foi determinante para o seu crescimento.

 

MP | A quem se dirigiu o evento?

PR | Este evento dirigiu-se às pessoas com doença respiratória crónica e seus cuidadores.

 

MP | O Fórum foi constituído por três temas centrais – reabilitação respiratória, constrangimentos ao exercício físico e qualidade de vida no doente. Por que razão é importante discutir estes temas? Qual a razão subjacente a estas escolhas?

PR | A preservação da qualidade de vida é crucial nos doentes crónicos, e, por essa razão, a preservação da atividade física e o que isso representa para a manutenção da autonomia, permitindo que o doente respiratório crónico controle os sintomas e conserve a alegria de viver. 

 

MP | A sessão sobre reabilitação respiratória juntou a visão dos doentes com a dos diversos profissionais de saúde envolvidos nesta área. Quais as mais-valias desta discussão multidisciplinar?

PR | É fundamental os doentes entenderem os objetivos e finalidades das intervenções propostas pelos profissionais de saúde nas suas várias vertentes, assim como é indispensável os profissionais de saúde conhecerem as ansiedades e dificuldades dos doentes.

 

MP | Qual é o papel do exercício físico na reabilitação respiratória?

PR | O exercido físico é essencial para tornar a respiração mais eficaz, porque promove a eficiência dos músculos respiratórios. Por outro lado, o treino cardiovascular e muscular diminuiu o trabalho cardíaco e muscular aproveitando melhor o oxigénio, o que reduz também a sua necessidade, e, consequentemente, diminui o esforço respiratório.

 

MP | Que constrangimentos à manutenção do exercício físico podem existir?

PR | São vários: barreiras físicas, como casas sem elevadores, escadas ou trajetos com subidas acentuadas; barreiras económicas, como dificuldade em pagar um ginásio ou mesmo um programa de reabilitação; e barreiras psicológicas, decorrentes do isolamento, da depressão ou da dificuldade em lidar com a doença.

 

MP | Qual o papel que os profissionais de saúde podem desempenhar na melhoria da qualidade de vida dos doentes respiratórios crónicos?

PR | Naturalmente que o tratamento farmacológico tem um lugar de destaque, mas os profissionais de saúde podem ainda acrescentar qualidade de vida ao integrar no plano terapêutico intervenções que visam manter a autonomia e o bem estar, como é o caso da reabilitação respiratória.

 

MP | Em traços gerais, que balanço geral faz do encontro?

PR | O Forum cumpriu o seu objetivo ao reunir dezenas de doentes e profissionais de várias áreas (médicos, enfermeiros, técnicos, terapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais), decisores em saúde e autarcas, num propósito comum de avaliar os problemas e encontrar soluções possíveis, em continuidade com o que aconteceu com o primeiro Forum. A apreciação dos doentes foi muito positiva, mas este percurso deve continuar em medidas concretas, particularmente no que diz respeito ao acesso à reabilitação respiratória e à manutenção da atividade física.

 

Fotografias cedidas pela Respira.

 

Galeria de Imagens

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda