quarta, 28 novembro 2018 12:00

Gripe em Portugal: dos surtos epidémicos ao controlo antigripal

A “Gripe em Portugal” foi o tema abordado no simpósio promovido pela Sanofi no primeiro dia do 34.º Congresso de Pneumologia. Neste simpósio, cuja moderação esteve a cargo do Prof. Doutor Venceslau Hespanhol, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), os grandes tópicos focados foram os surtos epidémicos e o controlo antigripal.

As características e consequências dos surtos epidémicos foi o tópico abordado neste simpósio pelo Dr. Filipe Froes, pneumologista no Hospital Pulido Valente. Em entrevista, o pneumologista explica que “o vírus que provoca mais carga de doença nos humanos é o vírus influenza”, sendo ainda este um vírus associado a outras doenças, nomeadamente a eventos cardiovasculares.

O Dr. Filipe Froes fala ainda sobre a vacina quadrivalente, uma inovação que “vem permitir uma maior concordância antigénica, garantindo assim uma maior efetividade vacinal e uma maior proteção dos indivíduos, o que tem repercussões em termos de saúde individual, saúde pública, morbilidade, mortalidade e consumo de recursos de saúde”. Assista ao vídeo.

O simpósio contou ainda com a intervenção do Prof. Doutor Marc van Ranst, virologista e epidemiologista na Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica, que abordou o tema “Controlo antigripal: vacinação universal faz sentido? Para quando?”. Em entrevista, o especialista explica que o facto de a vacina quadrivalente incluir mais um vírus influenza B do que a vacina trivalente confere uma chance de proteção maior. Assista ao vídeo. 

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda