sexta, 14 dezembro 2018 10:34

Pneumonia, cancro do pulmão e DPOC são os principais problemas da saúde respiratória

De acordo com o Dr. Jaime Pina, atualmente em Portugal existem três grandes problemas na área da saúde respiratória, sendo estes parte integrante do 13.º Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR), apresentado ontem, dia 13 de dezembro, em Lisboa. São eles a pneumonia, o cancro do pulmão e a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), requerendo todos “medidas corretivas próprias”. Assista ao vídeo da entrevista do vice-presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) ao My Pneumologia.

 

No que diz respeito ao cancro do pulmão, “o mais importante é conseguir com que as pessoas deixem de fumar”, sendo o fumo do tabaco uma das principais causas da patologia, com um total de “90% das pessoas com cancro fumadoras”. Para contrariar esta realidade, o especialista dá ênfase ao diagnóstico precoce, afirmando que se o mesmo for feito “curamos o cancro”.

Já no caso da pneumonia, sabe-se que “neste momento, apenas 30% das pessoas com mais de 65 anos estão vacinadas”. “Este número tem de ser muitíssimo mais elevado, tendo de ficar aproximado dos 100%”, refere o Dr. Jaime Pina.

Por fim, o especialista reforça a importância da cessação tabágica, do diagnóstico precoce e da reabilitação respiratória para melhorar o panorama nacional da DPOC.

 

Vídeo

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda