sexta, 14 dezembro 2018 11:03

Fundação Portuguesa do Pulmão e Observatório Nacional das Doenças Respiratórias: a relação entre “duas importantes entidades”

A Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) e o Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) têm uma ligação muito próxima, sendo que a FPP surgiu depois do ONDR, que “passou posteriormente a ser uma das atividades anuais da Fundação”. Em entrevista ao My Pneumologia, o Prof. Doutor José Alves, presidente da FPP, explica como esta relação se foi construindo ao longo do tempo, resultando agora em “duas entidades extremamente importantes”. Assista ao vídeo da entrevista.

 

“A íntima ligação entre a FPP e a ONDR advém do anterior presidente da Fundação, Dr. Artur Teles de Araújo, que era simultaneamente o executor do ONDR e o presidente da FPP”, afirma o especialista. Contudo, e dado o relevo das duas partes, optou-se então por separá-las, estando, neste momento, o Dr. António Carvalheira Santos à frente da execução do ONDR.

Relativamente ao 13.º Relatório Anual, apresentado ontem, 13 de dezembro, em Lisboa, o presidente da FPP assegura ser “urgente fazer tudo aquilo que se pode fazer” para melhorar os pontos negativos das doenças respiratórias em Portugal.

Entre estas medidas estão “a oportunidade de diagnóstico genómico e tratamento específico” no cancro do pulmão e a evicção tabágica, o diagnóstico precoce e a reabilitação respiratória domiciliária no caso da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

 

Vídeo

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda