sexta, 29 junho 2018 09:52

Está a chegar a conferência da Universidade de Aveiro que debate a reabilitação respiratória

“Reabilitação Respiratória em Rede” é o tema da conferência promovida pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (UA), que vai ter lugar no próximo dia 11 de julho, entre as 10h00 e as 16h00. A participação no evento, que vai decorrer no Auditório Renato Araújo, no edifício central e da reitoria da UA, é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.

 

“A reabilitação respiratória e o Programa Nacional de Doenças Respiratórias” e “A reabilitação respiratória na perspetiva do doente – uma visão nacional e internacional” são os temas das duas principais sessões previstas no programa do encontro.

Além destas, vai ser também apresentado o projeto 3R “Revitalizar a reabilitação respiratória” pela própria investigadora responsável, Prof.ª Doutora Alda Marques. A nova plataforma online visa ajudar as pessoas com doenças respiratórias crónicas e promover a parceria entre doentes, familiares, comunidade e profissionais de saúde.

“Pretendemos facilitar o acesso, de forma gratuita, a toda a informação referente às doenças respiratórias crónicas e à reabilitação respiratória, e assim contribuir para a adoção de estilos de vida saudáveis e para uma melhoria da qualidade de vida destes doentes”, refere a especialista, acrescentando que “doentes, familiares e a comunidade em geral podem aqui encontrar informações úteis, em folhetos e vídeos, acerca das doenças respiratórias crónicas e da reabilitação respiratória, testemunhos de experiências vividas bem como acompanhar as novidades acerca destes temas”.

A 3R pretende também constituir-se como “um ponto de referência para os profissionais de saúde, permitindo desenhar e implementar programas de reabilitação respiratória baseados na evidência”, sublinha a Prof.ª Doutora Alda Marques. 

Os profissionais de saúde terão assim acesso a uma listagem de recursos materiais e humanos necessários para implementar programas de reabilitação respiratória, a uma lista compreensiva de instrumentos para avaliar os efeitos da reabilitação respiratória nos doentes, a orientações de como implementar os programas, a material informativo para as sessões psicoeducativas e a folhas de registo das sessões. A plataforma disponibiliza também links com orientações relevantes nacionais e internacionais na área da reabilitação respiratória.

Para mais informações, consulte aqui o programa oficial da conferência. As inscrições podem se feitas online.

 

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda