sexta, 10 agosto 2018 12:24

Estabelecimentos do SNS devem ficar livres do fumo de tabaco até 2020

Até 2020, os estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) devem definir e prosseguir uma estratégia no sentido de se tornarem livres de fumo de tabaco, incluindo as áreas exteriores dentro do respetivo perímetro. O Despacho n.º 7432/2018 foi publicado nesta segunda-feira, dia 6 de agosto, em Diário da República.

 

Inserida no âmbito do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, a estratégia deve ser comunicada à Direção-Geral da Saúde (DGS), para efeitos de identificação e promoção de boas práticas de intervenção. Como principal objetivo, pretende-se tornar o SNS livre de fumo de tabaco até 2020.

De acordo com o despacho, as instituições do SNS desempenham um importante papel na promoção da saúde, devendo refletir espaços saudáveis de cuidados de saúde. Além do tratamento da doença, devem contribuir para a sua prevenção e para a capacitação do utente, garantindo a transmissão de uma mensagem coerente relativamente aos riscos do fumo do tabaco, enquanto importantes veículos de participação na comunidade. Neste sentido, as instituições do SNS devem ainda constituir-se como locais de trabalho saudáveis e seguir os princípios das organizações sustentáveis.

Em Portugal, o consumo de tabaco é a primeira causa de morbilidade e mortalidade evitáveis, estimando-se que contribua para a morte de mais de 10 mil pessoas por ano. Calcula-se que em 2016 o tabaco tenha sido responsável por 46,4% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica, por 19,5% das mortes por cancro, por 12,0% das mortes por infeções respiratórias do trato inferior, por 5,7% das mortes por doenças cérebro-cardiovasculares e por 2,4% das mortes por diabetes.

Como tal, torna-se fundamental intervir nos fatores de risco e determinantes de saúde, contribuindo assim para a redução da carga de doença, da morte prematura, da morbilidade e da incapacidade, e para a promoção do envelhecimento saudável e ativo, aumentando a qualidade de vida, o bem-estar, a coesão social e a produtividade das pessoas e das comunidades.

 

Fonte: SNS

 

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda