Investigação

A MSD anunciou recentemente os resultados do KEYNOTE-189, um estudo piloto de Fase III que avalia pembrolizumab, terapia anti-PD-1 da MSD, em combinação com pemetrexed e cisplatina ou carboplatina para o tratamento de primeira linha do cancro do pulmão de células não-pequenas (CPCNP) metastático. Os resultados demonstraram que a combinação de quimioterapia pembrolizumab-pemetrexed-platina melhorou significativamente a sobrevivência global (OS), reduzindo o risco de morte para metade em comparação com a quimioterapia isolada.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Epidemiologia, divulgou recentemente o relatório “Caraterísticas sociodemográficas dos fumadores em Portugal Continental: análise comparativa dos Inquéritos Nacionais de Saúde 1987-2014”. Esta publicação apresenta uma análise das principiais características sociodemográficas dos fumadores portugueses e a sua evolução desde 1987 a 2014, através da comparação dos dados de cinco Inquéritos Nacionais de Saúde (INS).

A primeira base de dados de estirpes clínicas de Mycobacterium tuberculosis, o agente etiológico da tuberculose, a nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), encontra-se implementada na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFULisboa). Designada por CPLP-TB, a nova ferramenta de Saúde Pública permite o controlo, a gestão e investigação translacional em tuberculose.

Pág. 1 de 26

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda