quinta, 27 setembro 2018 15:38

Perfil genómico compreensivo ajuda na identificação de opções terapêutica personalizadas

Um estudo recente demonstrou que um perfil genético compreensivo/Comprehesive Genomic Profiling (CGP) é uma ferramenta útil para direcionar o doente para terapêuticas-alvo ou para ensaios clínicos com potencial benefício. A Dr.ª Kimberley Rohan, enfermeira no Edward Cancer Center em Naperville, Illinois, apresentou o estudo, no dia 23 de setembro, na 19.ª Conferência de Cancro do Pulmão da Associação Internacional para o Estudo do Cancro do Pulmão (WCLC 2018), em Toronto, Canada.

Uma análise retrospetiva foi realizada sobre os resultados do CPG recolhidos de 46 doentes com diagnóstico de cancro, ao longo de três anos, através da utilização da tecnologia Foudation Medicines’s FoundationOne. Cada caso foi revisto quanto ao número de modificações genómicas identificadas, quanto ao tratamento associado com potencial de benefício para ensaio clínico, quanto às terapias associadas com falta de resposta e quanto às decisões clínicas feitas devido às descobertas com o CGP. Nesta população de doentes identificou-se 263 alterações genómicas, sendo que 13% foram referenciados para ensaios clínicos e 26% mudaram de terapêutica. Entre os identificados com cancro do pulmão, 6% foram encaminhados para ensaios clínicos e 34% resultaram numa mudança de terapia.

“Estamos muito entusiasmados por termos atingido o nosso objetivo, demonstrando como a informação obtida no perfil genómico pode impactar ou mudar o cuidado do doente”, explicou a Dr.ª Kimberley Rohan. “As nossas descobertas, variando entre 6 a 13% dos doentes encaminhados para ensaios clínicos, excedem a inscrição nacional em ensaios clínicos e destacam a oportunidade substancial para doentes submetidos a tratamento de cancro”, concluiu.

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda