Opinião

Temos consciência de que a pneumonia mata e a sua prevenção está, inclusivamente, recomendada pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Se assim é, porque morrem, todos os dias, 16 adultos com pneumonia?

A adolescência é reconhecida como sendo um período em que se experimentam e se iniciam comportamentos não saudáveis que afetam não só a saúde imediata dos adolescentes, mas também a sua saúde ao longo de toda a vida. Fumar é um desses comportamentos, bem como o consumo de outras substâncias psicoativas como o álcool, a droga e medicamentos. Com início frequentemente na adolescência, fumar representa um desafio para a Saúde Pública, pelo seu enorme impacto nos indivíduos, famílias e comunidades, e efeitos cumulativos que contribuem para problemas físicos, sociais e da saúde psicológica. Fumar, tal como o abuso de outras substâncias, está também associado a maior morbilidade e mortalidade.

A reabilitação respiratória é uma componente fundamental no tratamento do doente respiratório crónico. Tem sido alvo de particular atenção pelos investigadores nos últimos 10 anos e é atualmente apontada como uma intervenção de 1.ª linha no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), bem como em outras doenças respiratórias crónicas, propiciando diminuição dos sintomas, melhoria na funcionalidade, capacidade de exercício e qualidade de vida e na autonomia da gestão da doença.

A espirometria é hoje o principal método para detetar doenças respiratórias crónicas das vias aéreas, nomeadamente a doença pulmo­nar obstrutiva crónica (DPOC). O panorama mundial no que concerne a esta doença tem vindo, ao longo dos últimos anos, a melhorar. Em Portugal não tem sido diferente e para tal facto tem contribuído, nomeadamente, o au­mento da notoriedade e do reconhecimento da DPOC pela população em geral.

Pág. 1 de 15

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDRoche