Opinião

Desde longa data que, nos tumores sólidos, a biópsia tecidular é o exame de excelência para diagnóstico histológico e estudos imunoquímicos, genéticos e moleculares das diversas neoplasias. Tradicionalmente, as ferramentas anatómicas, patológicas e também as imagiológicas permitiram, em combinação, uma avaliação de cada tumor sólido e o seu estadiamento de acordo com a classificação clínica de Tumor, Nódulo e Metástase (TNM). Até à data, a maioria dos tratamentos em Oncologia são baseados nesse estadiamento e classificação. Acrescentar informação obtida através da Medicina Molecular é essencial para otimizar a terapêutica de cada doente e de cada tumor.

Em Portugal, as doenças respiratórias, em particular as doenças respiratórias crónicas e as suas agudizações, continuam a ser uma das principais causas de morbilidade, mortalidade e consumo de recursos de saúde.

sexta, 21 dezembro 2018 10:51

Tabaco e pneumonias

Escrito por

Desde a década de 50 do século XX que o tabaco começou a ser mais consumido, fruto de campanhas publicitárias com atores de cinema, e começou também a ser implicado no aumento da incidência das doenças cardiovasculares, respiratórias e malignas, independentemente do tipo de tabaco consumido.

 

Dados de 2018 da Agência Internacional para a Pesquisa do Cancro referem que um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres terão cancro durante as suas vidas. Também um em cada oito homens e uma em cada onze mulheres morrerão desta doença. 

 

Pág. 1 de 17

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda