Opinião

O Congresso Anual da European Respiratory Society (ERS) decorreu de 9 a 13 de setembro de 2017, em Milão, envolvendo mais de 20 mil médicos, cientistas e outros profissionais de saúde provenientes dos quatro continentes. Constitui, atualmente, o maior evento na área respiratória a nível mundial. Para este sucesso, muito contribuiu a vertente eminentemente clínica e translacional do conteúdo científico.

A asma é uma doença crónica muito prevalente, constituindo um problema de Saúde Pública do lactente ao adulto idoso. Em Portugal, cerca de um milhão de habitantes sofrem com esta doença.

A tuberculose continua a ser um problema de saúde mundial. A tuberculose multirresistente, a sua associação à infeção VIH e a outros estados de imunossupressão têm posto em risco a estratégia de eliminação da doença.

Todos os anos comemoramos o Dia Mundial Sem Tabaco para lembrar que nunca é tarde para deixar de fumar e que há sempre benefícios para a sua Saúde e bem-estar. A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) gostaria de o convidar a deixar de fumar, alertando para a importância do tabaco como fator de risco para o acidente vascular cerebral (AVC), mesmo fumando poucos cigarros, sobretudo se for mulher e tomar a pílula anticoncecional, ou tiver outros fatores de risco para doença vascular como hipertensão ou diabetes.

Pág. 1 de 14

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDRoche