quinta, 19 abril 2018 15:21

As infeções respiratórias e o deficit de vitamina D

Escrito por  Dr. António Carvalheira Santos, chefe de Serviço de Pneumologia do Hospital Pulido Valente

A vitamina D tem sido alvo particular de estudo nos últimos anos. Uma das particularidades que tem sido avaliada é a sua influência nas infeções respiratórias agudas.

As infeções respiratórias agudas são particularmente relevantes como causa de enorme morbilidade em todo o mundo e, por isso, é natural que os investigadores avaliem fatores capazes de influir negativamente nesta morbilidade.

É neste contexto que aparece uma meta-análise recente numa importante revista científica inglesa, o British Medical Journal, que avalia a importância do suplemento da vitamina D na prevenção das infeções respiratórias. Essa meta-análise revela que as formulações diárias ou semanais de vitamina D demonstraram de forma consistente a diminuição do risco de infeções respiratórias agudas, independentemente do nível basal de vitamina D.

Sabe-se que a vitamina D e os seus derivados parecem estimular as respostas imunitárias às infeções respiratórias. Parece ainda particularmente importante que os doentes com deficit de vitamina D façam suplementos vitamínicos, no sentido de melhorar as suas capacitações contra as infeções respiratórias agudas.

Isto não impede que os doentes com doenças respiratórias crónicas não tenham de manter os seus planos terapêuticos, incluindo as medidas de prevenção, nomeadamente a cessação tabágica para os fumadores e a administração de vacina antigripal e antipneumocócica, bem como ter em conta a importância da reabilitação respiratória.

Também nas outras doenças crónicas, nomeadamente na diabetes mellitus, na insuficiência cardíaca, na insuficiência renal e noutras falências orgânicas, torna-se fundamental o seu controlo, mas, também nestes casos, parece mostrar-se importante os suplementos de vitamina D nos doentes com deficit deste elemento.

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda