Pessoas & Serviços

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) realizou, no dia 4 de maio, a primeira broncoscopia por navegação eletromagnética broncoscópica, uma técnica inovadora usada pela primeira vez em Portugal e que permite diagnosticar lesões malignas muito pequenas, em zonas do pulmão até agora inacessíveis pela broncoscopia convencional. A tecnologia recentemente adquirida poderá ainda vir a ser usada no tratamento do cancro do pulmão, com a aplicação de radiofrequência ou de braquiterapia.

O estado português desembolsa, anualmente, 929 euros por cada criança com asma e 708 euros no caso de ser já adulto, sendo que estes valores aumentam para o dobro em doentes com a doença não controlada. No âmbito do Dia Mundial da Asma, com data a 1 de maio, a campanha Vencer a Asma procurou sensibilizar para a importância da redução do número de casos subdiagnosticados de asma em Portugal.

Nesta Semana Europeia da Vacinação (23 a 29 de abril), que este ano tem como mote “A vacinação como um direito individual e uma responsabilidade partilhada”, o Movimento Doentes Pela Vacinação (MOVA) reforça a importância da informação e da responsabilização como bases de uma boa prevenção. A comemorar o primeiro ano de existência, o MOVA fortalece a sua presença junto da população através da extensão do movimento a outras entidades, do lançamento do portal www.mova.pt e da organização de sessões de esclarecimento.  

Pág. 1 de 14

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda