quarta, 06 dezembro 2017 16:58

CHL apresenta programa de reabilitação respiratória

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) lançou no final de novembro o Programa de Reabilitação Respiratória (PRR), que visa controlar a doença e melhorar a sintomatologia, a tolerância ao exercício e a qualidade de vida dos doentes com doenças respiratórias crónicas. A nova valência do CHL conta com uma equipa multidisciplinar, que junta pneumologistas, fisiatras, fisioterapeutas e técnicos de cardiopneumologia, com a consultoria de psiquiatras, nutricionistas e assistentes sociais.

De acordo com a informação divulgada, podem realizar este programa utentes com doença respiratória crónica que estejam diagnosticados em determinado estadio de evolução da doença, com uma terapêutica farmacológica otimizada, exacerbações ou crises e recurso a assistência hospitalar frequente. O PRR “inclui exercícios de reeducação do ato respiratório, fortalecimento muscular e recondicionamento aeróbio, com o objetivo de reduzir os sintomas, promover o estado funcional, aumentar a participação e a independência dos utentes, e promover a atividade física durante e após o Programa”.

Segundo explica a Dr.ª Sónia Silva, o tratamento apresenta vária mais-valias na doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), uma das doenças respiratórias com maior prevalência em Portugal, incluindo a melhoria sobre a capacidade de esforço, da dispneia, da fadiga, da qualidade de vida, e a redução da ansiedade e da depressão. “Também mostra benefícios no número e na gravidade de exacerbações da doença e na consequente utilização dos serviços de saúde, e no prognóstico da doença, internamentos e mortalidade”, conclui a médica do Serviço de Pneumologia do CHL.

O novo Programa de Reabilitação Respiratória, que funciona no Serviço de Medicina Física e Reabilitação no Hospital de Santo André, em Leiria, inclui uma avaliação do doente candidato a este programa na consulta de Pneumologia Geral. Na área da Pneumologia é feito o levantamento do historial clínico, exames objetivos e complementares de diagnóstico. Após nova avaliação na consulta de Medicina Física e Reabilitação, e da consultoria das áreas de Psiquiatria, Nutrição e Serviço Social, o utente poderá ser admitido no PRR.

O Dr. Hélder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL, refere que o projeto surge do “empenho” da equipa de profissionais de várias áreas e da “grande diferenciação e desenvolvimento” dos serviços  que integram o Centro Hospitalar, “sempre ao serviço das necessidades em saúde dos cidadãos”.

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDRoche