sexta, 25 maio 2018 11:33

“Desafios na Comunidade: Pneumonia Aguda e Tuberculose na Criança”: formação pós-graduada da SPPP arranca em junho

A Formação Contínua Pós-Graduada – Prática Clínica, sobre o tema “Desafios na Comunidade: Pneumonia Aguda e Tuberculose na Criança” vai realizar-se no próximo dia 22 de junho, na sede da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), em Lisboa. O evento resulta de uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia Pediátrica (SPPP).

 

A pneumonia é uma das situações mais comuns de doença aguda na criança e uma das principais causas para consultas, urgências e internamentos. Apesar das medidas preventivas, onde estão incluídas as vacinas, dos avanços do diagnóstico microbiológico, de sinais de alerta e de indicadores de diagnóstico, persistem ainda algumas dúvidas: quem e como tratar, durante quanto tempo, onde e porquê.

Já relativamente à tuberculose, esta representa um grande desafio para os setores da Saúde e social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1/3 da população mundial sofre de tuberculose infeção latente.

Para tentar fazer face a esta realidade, a SPPP organizou esta formação com vista ao desenvolvimento do diagnóstico e do tratamento da pneumonia na criança e de estratégias de prevenção e de alerta para o diagnóstico precoce de pneumonia e tuberculose. Assim, a organização espera conseguir ensinar os profissionais de saúde, de forma a homogeneizar práticas e promover uma rede de contactos que melhore a prática clínica.

“Epidemiologia em Portugal e no Mundo. Determinantes de estratégias”, “A pneumonia na Comunidade”, “Estratégias de prevenção” e “Discussão de Casos Clínicos Problema” são alguns dos temas previstos no programa do Curso, que se dirige a médicos especialistas e internos em Pediatria e Medicina Geral e Familiar, médicos de Saúde Pública e outros profissionais de saúde com interesse no tema.

Para mais informações, consulte aqui o programa.

 

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda