quinta, 04 outubro 2018 15:14

Cancro do pulmão é o que apresenta maiores níveis de incidência e mortalidade em todo o mundo

O cancro do pulmão é, atualmente, o tipo de cancro que regista o maior número de novos casos em todo o mundo, sendo igualmente responsável pelo maior número de mortes. Juntamente surgem os cancros da mama e o colorretal, com a maior incidência. A notícia é avançada pela Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Estes três tipos de cancro são responsáveis por um terço dos novos casos. Relativamente à mortalidade, é mesmo o cancro do pulmão que ocupa o primeiro lugar no pódio, prevendo-se que cause 1,8 milhões de mortes ainda durante o ano de 2018.

Segundo a IARC, têm-se registado elevadas incidências de cancro do pulmão em mulheres, sobretudo na América do Norte, na Europa do Norte, na Europa Ocidental, na China e na Nova Zelândia, algo que a OMS considera ser “preocupante”.

"As medidas de boas práticas incorporadas na Convenção Quadro para Controlo do Tabaco da OMS reduziram efetivamente o tabagismo ativo e impediram a exposição involuntária a fumo do tabaco em muitos países", afirma o Dr. Freddie Bray, responsável da IARC, citado pelo Público.

Contudo, o especialista garante ser necessário "continuar a implementar políticas direcionadas e eficazes de controlo do tabaco em todos os países do mundo".

 

Fonte: Público

 

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda