sexta, 12 outubro 2018 17:31

Especialistas debatem o panorama do cancro do pulmão em 2018

A manhã do primeiro dia do 8.º Congresso do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP), que se encontra a decorrer em Espinho, abriu com uma mesa redonda dedicada ao “Cancro do Pulmão em 2018”. A sessão contou com a moderação do Prof. Doutor Venceslau Hespanhol, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), e sublinhou que "neste momento assistimos a alguma estabilização do número de casos, embora num valor alto, e verificamos que há boa capacidade de diagnóstico nos múltiplos centros ao longo do país". Assista ao vídeo da entrevista.

 

A Dr.ª Teresa Almodôvar, pneumologista do IPO-Lisboa, foi uma das palestrantes da sessão, onde abordou o Registo Oncológico Nacional. Segundo a especialista, esta é uma ferramenta essencial, na medida em que permite aos profissionais "ter melhores dados sobre os números de cancro do pulmão. Os dados são fundamentais para todas as decisões".

Realçou, ainda, a "importância da colaboração entre todos os envolvidos no tratamento e no diagnóstico de cancro, para poderem ser feitos registos clínicos adequados que nos permitam depois ter registos a nível nacional fidedignos". Assista ao vídeo.

 

 

Os novos desafios no campo do tabagismo foi o tópico abordado nesta sessão pelo Dr. José Boléo-Tomé, coordenador da Comissão de Tabagismo da SPP. Em entrevista, o pneumologista explica que este é um dos problemas emergentes da atualidade na área, no que diz respeito à utilização dos novos produtos do tabaco, o que representa cada vez mais um desafio.

"Estes novos produtos levantam-nos ainda muitas dúvidas, sobretudo porque ainda há poucos estudos sobre os efeitos a longo-prazo", refere o especialista, acrescentando que o facto de estarem a ter uma maior revalência nos mais jovens "pode funcionar como uma porta de entrada para a dependência de nicotina".

"O que se seguirá é que os próprios Estados têm de legislar, equiparando estes produtos ao tabaco convencional, estando sujeitos a todas as restrições que o tabaco convencional também está", adianta. Assista ao vídeo.

 

 

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda