quinta, 22 novembro 2018 17:17

Mais de um milhão de portugueses com idade igual ou superior a 65 anos já estão vacinados contra a gripe

Já são conhecidos os dados da segunda vaga do relatório do Vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários da época gripal 2018/2019. De acordo com o documento, e comparando com a época anterior, registou-se uma taxa de vacinação superior para todos os grupos, sobretudo para os indivíduos com 65 ou mais anos de idade, sendo que 1.075.249 deles já foram vacinados contra a gripe.

 

Desde o dia 15 de outubro já se vacinaram contra a gripe sazonal:

• 52,9% dos indivíduos com 65 anos ou mais anos – uma subida de 2,8% em comparação ao período homólogo do ano passado;
• 40,7% dos indivíduos portadores de doença crónica – uma descida de cerca de 5% em comparação ao período homólogo do ano passado;
• 37,2% dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes – uma descida de 0,6% em comparação ao período homólogo do ano passado;
• 23,0% dos portugueses com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos – uma subida de 5,8% em comparação ao período homólogo do ano passado.

Ao mais de um milhão de pessoas com mais de 65 anos vacinadas juntam-se os 148.829 cidadãos com idades entre os 60 e os 64 anos, também eles vacinados contra a doença.

Do total do grupo de indivíduos vacinados, os motivos que levaram à vacinação foram:
• 45,7% por recomendação do médico;
• 25,5% por iniciativa própria, para estar protegido;
• 16,9% no contexto de uma iniciativa laboral;
• 9,5% porque sabem que fazem parte de um grupo de risco para a gripe;
• 0,7% por recomendação do farmacêutico.

A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para os grupos-alvo prioritários, nomeadamente pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, grávidas e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Pelo 10.º ano consecutivo a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi Pasteur, apresentam os resultados do Vacinómetro (2ª vaga). Lançado em 2009, permite monitorizar em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

Login

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda