Sistema de Saúde

Os dados do Observatório Nacional de Doenças Respiratórias, apresentado ontem de manhã em Lisboa, revelam que, em 2015, as doenças respiratórias foram a causa de quase 23.000 mortes em Portugal, um aumento de 24% relativamente a 2006. Em declarações ao My Pneumologia, o Prof. Doutor José Alves relativiza este número que diz tratar-se de uma consequência natural do envelhecimento da população portuguesa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Os números não enganam: atualmente, existem mil milhões de fumadores em todo o mundo e uma em cada 10 mortes de adultos está relacionada com hábitos tabágicos. A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) não foge à regra.

De acordo com os dados recentes do vacinómetro que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários desde 1 de outubro já se vacinaram contra a doença 50,1 % dos indivíduos com 65 ou mais anos, 45,6 % dos portadores de doença crónica e 33,8 % dos profissionais de saúde com contacto direto com doentes.

Pág. 1 de 24

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDRoche