sexta, 10 novembro 2017 10:54

Vacinómetro da gripe revela que mais de milhão de portugueses já tomou a vacina

De acordo com os dados recentes do vacinómetro que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários desde 1 de outubro já se vacinaram contra a doença 50,1 % dos indivíduos com 65 ou mais anos, 45,6 % dos portadores de doença crónica e 33,8 % dos profissionais de saúde com contacto direto com doentes.

Isto significa que dos grupos prioritários foram os idosos com mais de 65 anos aqueles que mais recorreram á vacina, um número superior a um milhão de indivíduos. Relativamente ao mesmo período da época gripal anterior, regista-se uma taxa de vacinação superior para todos os grupos, “com exceção dos profissionais de saúde, cujos valores se mantêm semelhantes”.

Sobre os motivos que levaram à vacinação, a maioria dos indivíduos refere a recomendação do médico (57,0 %), seguindo-se a iniciativa própria, uma iniciativa laboral e porque sabem que fazem parte de um grupo de risco para a gripe (apenas 5,5 %). Por recomendação do farmacêutico foram vacinadas 0,5 % das pessoas.

Recorde-se que a vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para os grupos-alvo prioritários, entre os quais as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, os doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, as grávidas, os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, como por exemplo os lares de idosos.

Fonte: SNS

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDRoche