sexta, 12 janeiro 2018 16:55

Gripe: farmácias reforçam stocks de vacinas

Num contexto em que o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e a Direção-Geral da Saúde (DGS) afirmam que o pico da gripe está próximo, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) informa, em comunicado de imprensa, que mais de 2.000 farmácias reforçaram as doses de vacinas disponíveis, de forma a poderem dar resposta à população ainda desprotegida.

Na nota enviada às redações, a ANF refere que no continente e nas ilhas, existem pelo menos 2.326 farmácias habilitadas a administrar a vacina contra a gripe e que esta semana reforçaram stocks, para facilitarem o acesso à vacina aos portugueses de qualquer ponto do território. Até ao momento, já foram dispensadas 509 mil vacinas na rede de farmácias.

“As farmácias são a rede de serviços de saúde mais bem distribuída no território e de mais fácil acesso pela população, por isso devem assumir a sua responsabilidade na proteção da Saúde Pública”, declara a Dr.ª Rute Horta, diretora de Serviços Farmacêuticos da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

Recorde-se que ontem, o Dr. Fernando Almeida, presidente do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, revelou que as estimativas apontam que se atinja o pico da gripe nos próximos dias e que o surto não seja muito complicado este ano. Também a DGS admitiu que se aproximam “dias críticos” devido ao vírus e, neste sentido, anunciou o alargamento dos horários dos centros de saúde, de modo a “descongestionar” as urgências hospitalares.

Newsletter MyPneumologia

Receba a nossa newsletter

PUB

 

Planning

Respi Planning

Com o apoio da SPP

Oxigénio

APOIOS:
.......................

Bristol-Myers SquibbBoehringer IngelheimGSKMSDMylanRocheTakeda