Entrevistas

24.º Congresso Português de Cardiopneumologia visa "desenvolvimento profissional no espectro de atuação" dos especialistas
Dr. Mário Lourenço
22 Mar. 2019

"Um dos pilares da Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas (APTEC) é a formação e o desenvolvimento profissional no espectro de atuação dos cardiopneumologistas e o encontro anual é o exemplo claro da sua concretização". As palavras são do Dr. Mário Lourenço, relativamente ao 24.º Congresso Português de Cardiopneumologia, marcado para os próximos dias 5, 6 e 7 de abril em Vila Nova de Gaia. Em entrevista ao My Pneumologia, o presidente da comissão organizadora revela aquilo que os participantes podem esperar da iniciativa, destinada principalmente a cardiopneumologistas e alunos de Cardiopneumologia e Fisiologia Clínica, mas também outros profissionais de saúde com áreas de atuação relacionadas com a Cardiologia, Pneumologia, Angiologia e Cirurgia Cardíaca.

 

Programa “PRECISION”: Encaminhar os doentes com asma grave para o tratamento adequado
Dr. David Jackson, diretor clínico da Unidade de Asma no Guy’s & St Thomas’ NHS Trust em Londres
14 Mar. 2019

O Dr. David Jackson, especialista em Medicina Respiratória, tem dedicado a sua carreira à asma grave e é atualmente o diretor clínico da Unidade de Asma no Guy’s & St Thomas’ NHS Trust em Londres, um centro de excelência no tratamento desta patologia. Em entrevista ao My Pneumologia, falou sobre o PRECISION, um programa que visa melhorar a qualidade e agilização dos cuidados prestados aos doentes com asma grave, através de um acompanhamento multidisciplinar em centros especializados.

"A DPOC surge, na maioria dos casos, relacionada com hábitos tabágicos e é muito penalizadora para as mulheres"
Dr.ª Isabel Saraiva, vice-presidente da Associação RESPIRA
08 Mar. 2019

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que se assinala hoje, dia 8 de março, a Associação RESPIRA lança a campanha de sensibilização “Operação STOP DPOC”, com uma ação de rastreios gratuitos, no Largo de Camões, como forma de alerta para o aumento e impacto da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), sobretudo nas mulheres. Esta iniciativa conta com o apoio institucional da Fundação Portuguesa do Pulmão e das Comissões de Trabalho de Tabagismo e Infeciologia Respiratória, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP). A Dr.ª Isabel Saraiva, vice-presidente da Associação RESPIRA, menciona os principais objetivos da campanha e revela o impacto desta doença e da necessidade de prevenção da mesma.

 

Avaliação da função respiratória é “fundamental no diagnóstico” de doenças como a DPOC e a asma
Dr. Miguel Guimarães, Centro Hospitalar Gaia/Espinho
01 Mar. 2019

“Em relação ao presente, a importância do papel da função respiratória está bem estabelecida”. As palavras são do Dr. Miguel Guimarães, especialista do Centro Hospitalar Gaia/Espinho, em entrevista ao My Pneumologia durante o primeiro dia do XXVI Congresso de Pneumologia do Norte, que decorreu ontem, dia 28 de fevereiro, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto. O método é “fundamental no diagnóstico de diferentes doenças respiratórias, como a DPOC e a asma”. Assista ao vídeo.

 

"Tabagismo não pode ser visto somente como um problema da Pneumologia"
Dr. José Pedro Boléo Tomé, Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
01 Mar. 2019

O tabagismo esteve no centro da discussão no XXVI Congresso de Pneumologia do Norte. O Dr. José Pedro Boléo Tomé quis deixar esclarecido que, qualquer que seja a escolha do fumador - cigarro convencional, eletrónico ou o mais recente sistema sem fumo -, continua a ser bastante prejudicial para a saúde. Assista ao vídeo da entrevista ao My Pneumologia.

“O presente e o futuro da imagem para a Pneumologia”
Dr. Tiago Pereira, Centro Hospitalar Gaia/Espinho
01 Mar. 2019

“O presente e o futuro da imagem para a Pneumologia” foi um dos temas em discussão durante o primeiro dia do XXVI Congresso Português de Pneumologia do Norte, que decorreu ontem, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto. O Dr. Tiago Pereira ficou a cargo de abordar as novas técnicas de imagem, salientando a importância de “formar equipas entre radiologistas e pneumologistas para que o trabalho consiga fluir da melhor forma para os doentes”. Assista ao vídeo.

 

XXVI Congresso de Pneumologia do Norte perspetiva o futuro da especialidade
Dr.ª Aurora Carvalho, presidente XXVI Congresso de Pneumologia do Norte
01 Mar. 2019

O XXVI Congresso de Pneumologia do Norte começou ontem, 28 de fevereiro, na cidade do Porto, mais concretamente na Fundação Cupertino de Miranda, prolongando-se até ao dia de hoje. O My Pneumologia conversou com a presidente do Congresso, Dr.ª Aurora Carvalho, que comenta o sucesso do evento marcado pelas principais tendências perspetivadas no futuro da Pneumologia. Assista ao vídeo.

Ecoendoscopia respiratória: novas técnicas “apresentam soluções para problemas reais”
Dr.ª Gabriela Fernandes, Centro Hospitalar São João
01 Mar. 2019

“O Presente e Futuro da Pneumologia” foi o tema de uma das sessões durante o primeiro dia do XXVI Congresso de Pneumologia do Norte, que decorreu ontem, 28 de fevereiro, na Fundação Cupertino de Miranda, Porto. A Dr.ª Gabriela Fernandes foi a palestrante convidada para abordar as “Técnicas invasivas”. Ainda que se registem diversas inovações no âmbito da endoscopia respiratória, a especialista afirma que o grande concorrente dos profissionais de saúde são “a informática, a robótica e a inteligência artificial, que certamente têm um papel importante, mas para nos auxiliar, e não substituir”. Assista ao vídeo da entrevista.

 

Prevenção a diagnóstico precoce no cancro do pulmão:  desafios a ultrapassar
Dr.ª Paula Fidalgo, Centro Hospitalar do Porto
26 Fev. 2019

Considerando a mais-valia de uma revisão sistemática do estado da arte do tratamento do cancro do pulmão, realizada no Inspired Evolution, a Dr.ª Paula Fidalgo valoriza a visão holística do tratamento do doente com cancro do pulmão, passada neste encontro. Para a oncologista do Centro Hospitalar do Porto, apesar dos ganhos alcançados na doença avançada, com aumento na sobrevivência global e na qualidade de vida dos doentes, há muito trabalho a fazer ao nível da prevenção e detecção precoce do cancro do pulmão.

 

Discutir o panorama do cancro do pulmão: do rastreio ao diagnóstico, passando pelo acesso aos ensaios clínicos
Dr.ª Fernanda Estevinho, Hospital Pedro Hispano
26 Fev. 2019

A diversidade temática e transversal do Inspired Evolution, um evento promovido pela Roche, é destacada pela Dr.ª Fernanda Estevinho, oncologista do Hospital Pedro Hispano. Em entrevista, a especialista faz uma revisão dos pontos clínicos e não clínicos que merecem o interesse da comunidade médica em prole dos doentes com cancro do pulmão. O papel do rastreio e do diagnóstico precoce, a importância da comunicação e da relação entre médico e doente, entre outros temas não clínicos, trouxeram outra dimensão a este evento científico dirigido a quem se dedica ao tratamento do cancro pulmão. No que a ciência traz de novo, salienta a importância da sequenciação das terapêuticas alvo e os resultados promissores da imunoterapia em doentes com mutações bem como nos doentes com carcinoma do pulmão de pequenas células (CPPC). O acesso a ensaios clínicos e uma maior referenciação entre centros são, para a oncologista, alguns dos desafios a ultrapassar no panorama português.

Newsletter

Opinião

Definição de tratamentos na ambicionada Medicina de Precisão. Serão os testes genéticos a resposta?
Dr.ª Joana Espiga de Macedo, médica oncologista no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

PUB

Apoio


AstrazenecaBMSBoehringer IngelheimMSDTakeda