Newsletter

Atualidade

Prémio MSD Investigação em Saúde: candidaturas a decorrer
16 Abr. 2019

A MSD Portugal acaba de lançar o seu primeiro prémio em investigação científica, cujo objetivo passa por reconhecer e apoiar projetos científicos de qualidade a serem implementados em território nacional. As candidaturas à primeira edição da premiação começaram no último dia 15 de março e terminam no dia 30 de abril.

 

Entrevistas

Revistas científicas médicas: é necessário "aumentar a visibilidade das publicações nacionais" para alcançar um maior impacto
Prof. Doutor António Morais

No âmbito do 1.º Encontro da Federação Portuguesa de Sociedades Científicas Médicas, que decorreu em Lisboa no dia 13 de março, o Prof. Doutor António Morais afirma que "o panorama das revistas portuguesas não soube acompanhar a evolução da ciência nacional". Em entrevista ao My Pneumologia, o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) sublinha a necessidade de aumentar a visibilidade das publicações nacionais, o que "levará a que a investigação portuguesa publicada nesse meio tenha um veículo que lhe permita ter um impacto significativamente maior".

Uso de osimertinib na “vida real”
Dr.ª Paula Fidalgo

Durante o simpósio da Astrazeneca, integrado no programa do 1.º Encontro Terapêuticas-Alvo Torácicas, a Dr.ª Paula Fidalgo, oncologista no Centro Hospitalar do Porto, apresentou um caso clínico, que ilustra, na prática clínica “real”, a eficácia e o perfil de tolerabilidade de osimertinib, um TKI anti-EGFR, usado, neste contexto, como estratégia de primeira linha do tratamento do cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC). Assista ao vídeo com os comentários da especialista.

 

Opinião

Definição de tratamentos na ambicionada Medicina de Precisão. Serão os testes genéticos a resposta?
Dr.ª Joana Espiga de Macedo, médica oncologista no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

PUB

Apoio


AstrazenecaBMSBoehringer IngelheimMSDRocheTakeda