Newsletter

Atualidade

Dia Mundial do Cancro do Pulmão: pandemia poderá provocar atrasos nos diagnósticos
07 Ago. 2020

A propósito do Dia Mundial do Cancro do Pulmão, assinalado no passado dia 1 de agosto, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alerta que o diagnóstico destes doentes pode vir a ser ainda mais penalizado neste cenário de pandemia, no qual o acesso aos cuidados de saúde tem estado limitado, nomeadamente ao nível dos Cuidados de Saúde Primários.

Entrevistas

Brigatinib como tratamento de 1.ª linha para o cancro de pulmão de não pequenas células ALK+: que evidências?
Dr. Fernando Barata

Foi no passado dia 22 de maio que o brigatinib recebeu a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) como inibidor tirosina cinase para a translocação anaplastic lymphoma kinase (ALK). O My Pneumologia entrevistou o Dr. Fernando Barata, assistente hospitalar sénior de Pneumologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que avaliou esta aprovação e partilhou a sua experiência com este fármaco. Leia as declarações do especialista.

Reportagem

Aliança para o Cancro do Pulmão. Fazer frente à doença oncológica que mais mata em Portugal

“A cada 18 segundos, uma pessoa no mundo morre com cancro do pulmão”. Esta foi uma das mensagens de alerta partilhadas durante o lançamento da Aliança para o Cancro do Pulmão, iniciativa inspirada no projeto The Lung Ambition Alliance. A assinatura do protocolo decorreu no Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, assinalado no dia 4 de fevereiro, onde se reuniram várias entidades, entre as quais a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a Pulmonale, o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a AstraZeneca. As associações unem assim esforços para combater o cancro do pulmão, tumor que não é o mais prevalente em Portugal, mas é o que mais mata. O My Pneumologia marcou presença na assinatura do protocolo e conversou com os representantes das associações envolvidas nesta Aliança. Leia a reportagem na íntegra.

Agenda

Agenda News Farma

RespTalks

RespTalks

Opinião

Asma e gravidez: "mau controlo da asma acarreta maior risco para o feto do que o tratamento por si só"
Dr.ª Rita Gerardo e Dr.ª Lígia Fernandes, Comissão de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

Apoio

AstrazenecaBialBoehringer IngelheimMedinfar

 

MSDMundipharmaTakeda